Diagnóstico Métodos Ágeis uma gestão de mudanças: tudo que o gestor da empresa precisa saber.
A alta velocidade com que as mudanças do mercado ocorrem torna difícil o desafio de gerir uma organização. Pensando nisso, a IdeareIn está ofertando um diagnóstico gratuito de algumas Metodologias Ágeis que podem ajudar você não só a superar esses desafios, como também a elevar o patamar de gestão da sua empresa.
Quais os benefícios para as empresas que adotam um dos métodos ágeis:
-
Práticas de comunicação constante
-
Trabalho em equipe
-
Gestão à vista do cliente para saber o que agrega valor para ele ou não.
-
Foco no cliente e nas entregas e agregar valor ao cliente;
-
E auto-organização
-
Fazer o simples e aperfeiçoar as etapas;
-
Adaptar-se às mudanças e ter um negócio resiliente, em vez de resistente;
-
Evoluir constantemente as atividades;
-
Reduzir a espera;
-
Diminuir a necessidade de retrabalho e, por consequência, os custos.
O ambiente organizacional é modificado, bem como, o trabalho em equipe é estimulado estimulando a auto-organização dos colaboradores e o compartilhamento de informações entre os profissionais.
Uma empresa com problemas de gestão de processos possibilita o surgimento de gargalos nas atividades. Dessa maneira, isso ocasiona dificuldades e falhas, seja na fabricação de um produto ou na prestação de um serviço.
Sendo assim, é de suma importância compreender e segmentar o conjunto das atividades e processos da organização que mais agregam valor para os clientes, com objetivo de padronizar as atividades, diminuir as falhas e melhorar a qualidade dos produtos/serviços.
1. LEAN OFFICE
Você já parou pra pensar o quanto as empresas têm de desperdício ao longo dos anos com a ausência de padronização de processos? E a produtividade?
Você imagina o quanto ela pode ser afetada com o não conhecimento por completo dos processos por parte dos funcionários? E se falarmos ainda da gestão da informação das empresas? Você concorda que ela pode ser melhorada com a documentação dos processos?
Se você precisa melhorar a rotina de trabalho, ter mais produtividade, eficiência, reduzir custos e desperdícios, solicite um diagnostico gratuito.
A primeira delas consiste em mapear o fluxo de valor e identificar quais atividades não agregam nada para o seu negócio. Preste atenção, também, nos desperdícios que ficam escondidos, o potencial dos profissionais de um processo que estão dedicados a outras atividades.
Os 7 desperdícios do Lean
1. Processo desnecessário;
2. Movimentação;
3. Estoque;
4. Espera;
5. Transporte;
6. Superprodução;
7. Retrabalho;
Os principais benefícios do Lean Office
1. Redução de custos e tempo, o que traz ganhos financeiros
2. Trabalho padronizado
3. Uma nova cultura empresarial focada na eficiência
Umas das grandes mudanças com o lean office é a própria cultura da empresa que muda e passa a focar na eficiência das atividades e processos, estimulando os funcionários a buscarem soluções simples, efetivas e, claro, dentro do orçamento.
A busca constante de mudanças positivas é chamada de melhoria contínua, algo que, com o passar do tempo e da implantação de projetos com o objetivo de aprimorar processos e produtos, acaba por se infiltrar nas ações diárias dos colaboradores, gerando uma cultura empresarial.
-
Melhor aproveitamento do tempo e do fluxo de trabalho;
-
Redução de desperdícios;
-
Rapidez em coletar informações;
-
Padronização e documentação na empresa;
-
Diminuição do tempo de processamento de tarefas;
-
Redução do trabalho em processo (pilhas de papel nas mesas);
-
Reorganização do ambiente de trabalho;
-
Mais produtividade para o escritório;
-
Maior participação dos colaboradores.
2. SCRUM
Trata-se de uma Metodologia Ágil desenvolvida para gestão de projetos complexos. Propõe que um projeto seja dividido em diversos ciclos de atividades acompanhado por reuniões frequentes, propiciando oportunidades de refletir e melhorar o processo com agilidade, promovendo mudanças de planejamento sempre que forem necessárias, de forma livre e pouco engessada.
Os princípios básicos do Scrum são:
-
Realização de reuniões diárias e objetivas.
-
Promover uma gestão à vista das atividades.
-
Trabalhar com pequenas equipes.
-
Desenvolver um ambiente de grupo.
3. KANBAN
O Kanban é outra Metodologia Ágil utilizada para a gestão de processos e atividades. Composta por um quadro e por um conjunto de cartões que representam as atividades/necessidades que devem ser realizadas/atendidas.
Devido a sua gestão à vista, o Kanban possibilita que sua equipe acompanhe e identifique rapidamente o status das atividades.
#DicasFinais
As três metodologias ágeis citadas são extremamente eficientes para a gestão de projetos em equipes pequenas. Pois promovem uma melhor comunicação entre a equipe, além da flexibilidade de adaptação necessária para reagir às mudanças e contratempos que podem surgir no desenvolvimento do projeto.
Metodologia ágil exige uma mudança de cultura. A equipe passa a ter um controle maior das atividades e, o time passa a utilizar um processo contínuo de melhoria e aprendizado, que verifica as etapas isoladamente, bem como evita riscos e falhas.
Quantas vezes você já se decepcionou com o resultado obtido após a contratação de uma equipe para executar uma tarefa ou serviço?
A partir disso, fica mais fácil trocar ideias e fazer análises que levarão a aperfeiçoamentos para as próximas entregas, evitando os retrabalhos e a sua reversão de expectativa.
E tudo isso vale apena?
Todos esses diferenciais são conquistados independentemente do framework escolhido. Além desse benefício, também há o fato de entregar o trabalho mais rapidamente, de forma mais precisa e com otimização do processo de forma geral.
As consequências em curto, médio e longo prazos serão a melhoria do relacionamento com você cliente e o alcance dos objetivos traçados.
Por tudo isso, vamos embarcar conosco nessa jornada?
Informe seu e-mail para realizar um agendamento do Diagnóstico gratuito na sua empresa.